19 de jul. de 2011

Visita da dupla da Saúde da Família.

Recebi a visita de duas agentes de saúde, do grupo de Saúde da Família. Uma delas estava recebendo instruções da outra, assumindo o cargo, aparentemente. Esqueci o nome delas.
Elas tinham uma ficha com o meu nome e endereço e nenhuma informação sobre minha saúde que pudesse constar dos arquivos da UBS ou desta gestação. Ou seja, apesar de eu ter ido ao posto duas vezes só na gravidez e de existir um prontuário com as minhas informações e acesso a elas através de um computador, elas vieram me visitar sem saber nada. Então perguntaram tudo de novo: idade, data da última menstruação, idade gestacional, partos anteriores, etc. Queriam ver carteirinha de vacinação, mas eu não sei onde está. Disse que tinha o cartão de gestante das outras gestações onde consta esta informação e elas pediram pra levar na próxima consulta.
Trouxeram o pedido da US que eu queria ter feito, mas como eu resolvi isso em clínica particular, elas levaram de volta avisando que passariam a solicitação pra outra gestante.
Fora isso, perguntaram se me sinto bem, se está tudo certo com a gestação, coisas básicas.
Ah, também perguntaram sobre a carteirinha de vacina das crianças. Não entendi o que tem o pré natal a ver com a vacinação deles, mas tudo bem.

Meus questionamentos:
- Qual é o objetivo dessa visita? Se era pra perguntar coisas sobre a gestaçao que são detectadas na consulta de pré natal, por que eles simplesmente não consultam o arquivo?

9 comentários:

  1. Aqui em Moreno as ACS passam independentemente de você ir ao posto. Cada uma tem sua área e passa avisando sobre o dia do dentista, a vacinação de crianças e para lembrar de fazer o preventivo. Elas têm metas: precisam, por exemplo, se certificar que TODAS as crianças de sua área são vacinadas. Grávidas tb têm atenção especial, elas querem mesmo saber se vc está indo para as consultas. Às vezes há projetos especiais... teve uma vez que elas vieram pesar todas as crianças com menos de 7 anos. Eu acho esse tipo de atenção bem interessante - ela encheu meu saco para fazer o preventivo (outra meta delas) e foi bem eficiente, rs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina! Interessante que este atendimento realmente funcione em outros municípios. Mas eu estranhei mesmo por que eu moro neste bairro há 7 anos e nunca havia recebido a visita de ninguém da Saúde da Família, mesmo tendo vacinado meus filhos no posto e passado por consultas lá. Por nisso achei que fosse muito específico do pré natal mesmo. Se fosse uma visita constante, provavelmente elas saberiam da minha condição até antes do médico do posto, mas como existia um histórico me pareceu falta de preparo chegar aqui sem nenhuma informação a meu respeito.
    Obrigada pelo sem comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Acho que só vão na casa de quem frequenta o posto... Será? Como você nunca tinha ido antes se consultar..

    Quanto às metas, são interessantes, mas no caso do pré-natal temos que pensar na qualidade né.

    Júlia

    ResponderExcluir
  4. Oi Júlia!
    Mas então, não foi a primeira consulta no posto, foi a primeira de pré natal. Eu já fiz preventivo, já levei as crianças pra vacinar, já passei por especialista...
    Teve uma vez que recebi uma visita informal (ela era minha vizinha) e ela disse que voltaria pra acompanhar o crescimento da caçula, mas isso faz anos, nunca voltou.
    Não sei, pareceu despreparo mesmo.
    Obrigada pela sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Com mulheres com mais de uma gestação, dependendo do número e do intervalo, elas fazem uma checagem para saber as condições de vida da pessoa, se as crianças estão bem, alimentadas, enfim.
    Como vc mencionou o pedido de USG para a enfermeira, ela provavelmente passou isso para frente, pois é raro ver encaminhamento para USG com essa facilidade. SUS faz o morfo de 2º tri e olhe lá!

    ResponderExcluir
  6. Me pareceu uma visita pra fiscalizar mesmo.. Aqui em casa vieram uma única vez, mas tb não fico em casa.. nessa vez coincidiu que eu estava de licença maternidade.

    Poderiam aproveitar que fazem a visita para toná-la mais útil!

    ResponderExcluir
  7. A. com certeza farei o minimo de US possível. Já não é da minha natureza ficar xeretando o neném na barriga...

    ResponderExcluir
  8. Polly, eu estou esperando a segunda visita pra tirar uma conclusão prévia. Por que depois eu fiquei pensando que esse "despreparo" pode ter a ver com a novata na função... Vamos ver!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Sou médica de família e imagino que você está fazendo pré-natal numa UBS que não é unidade de saúde da família e as agentes de saúde que te fizeram essa visita estão vinculadas ao PACS (programa agentes comunitários de saúde) e não ao PSF. Sendo assim, elas realmente não tem acesso aos prontuários não.
    INdependente da gravidez, a ACS deve visitar sua casa a dois meses no máximo e nessas visitas levar informaçoes. Provavelmenete você estava numa rua sem ACS e esta novata foi contratada há pouco tempo.

    ResponderExcluir