8 de jul. de 2011

1ª Consulta de Pré Natal.

Senti dores fortes na altura do ovário esquerdo e achei melhor iniciar logo o pré natal na UBS, por que se precisasse passar pela emergência da maternidade, deveria ter o cartão da gestante com a indicação da maternidade de referência no atendimento.

Fui atendida pela EO J., que puxou meu pequeno histórico de passagem em consultas pelo posto.
Ela confirmou meus dados pessoais, como idade e endereço. Perguntou se minhas vacinas estavam em dia e se eu tinha feito o exame de sangue e disse que eu deveria levar ao posto na próxima consulta.
No meu histórico apenas os dados sobre exames preventivos (papanicolau) e algumas infomações sobre os partos anteriores. Ela pergunta se este bebê também vai nascer em casa. E eu confirmo.
Ela sai da sala.

Quando volta, preenche alguns dados do cartão da gestante. Pergunta a data da última menstruação: 20/05/2011. Calcula a data provável do parto: 20/02/2012. Preenche informações sobre histórico clínico sem perguntar nada, provavelmente baseada nas informações do histórico. A saber: abortos, filhos vivos, peso de RNs e tabagismo.
Ela me entrega o cartão da gestante e uma folha com pedido de exame de sangue e urina. Ela diz que preciso agendar os exames na farmácia do posto. E marca a próxima consulta para o dia 15/08/2011.
Nenhuma orientação sobre nada.

Em outra sala ela mede a minha pressão arterial, minha estatura e meu peso. Eu estava com blusas pesadas e a balança marcou  (85.8) mais do que eu realmente pesava nesta data (83). Eu disse isso a ela e ela não considerou. Nos despedimos.

Fui até a farmácia, marquei os exames e fui embora. Da atendente da farmácia a orientação que recebi é que usaria o mesmo papel de pedido para os dois exames, que seriam feitos em lugares diferentes, então eu não devia deixar o papel no local onde fizesse o primeiro exame.

Meus questionamentos:

- A data provável do parto não deveria coincidir com as 40 semanas de gestação?
- Não existe uma forma bem simples de fazer esta conta, que consiste em acrescentar 7 dias ao dia da DUM e 9 meses ao mês da DUM, neste caso portanto, a DPP seria 27/02/2012?
- Para determinação precisa de IG não seria correto pedir uma US nesta consulta?
- Meu último parto aconteceu a 3 anos. De lá para cá eu poderia ter abortado, parido outro filho com peso inferior a 2.500gr ou superior a 4.000gr, poderia ter começado (ou voltado) a fumar ou usar qualquer outro tipo de drogas ou ainda desenvolvido alguma doença relevante ao pré natal? Ela não deveria ter perguntado isso?
- Nesta IG eu deveria tomar ácido fólico ou algum outro medicamento?

Foi a partir desses questionamentos internos que eu decidi escrever este blog. Vou relatar tudo o que acontecer, sem colocar o meu sentimento nos fatos, mas expondo os questionamentos que eu tiver sobre esta assistência.
Espero que meu relato ajude as pessoas a refletirem sobre a qualidade do atendimento obstetrico que recebem e principalmente que os profissionais que atuam seguindo as recomendações da OMS e o bom senso profissional, possam ajudar a elucidar estas questões.

Até a próxima.

6 comentários:

  1. Olá amiga!
    Em relação às suas perguntas:
    - A data provável do parto não deveria coincidir com as 40 semanas de gestação?
    A data provável é 40 semanas após a data da última menstruação, ou 38 semanas da concepção.

    - Não existe uma forma bem simples de fazer esta conta, que consiste em acrescentar 7 dias ao dia da DUM e 9 meses ao mês da DUM, neste caso portanto, a DPP seria 27/03/2012?
    Sim, você está correta, a data provável que a enfermeira calculou está errada. Soma-se 7 dias ao dia da última menstruação e subtrai-se 3 meses do mês em que ocorreu a última menstruação. Portanto você tem como DPP o dia 27/03/12.

    - Para determinação precisa de IG não seria correto pedir uma US nesta consulta?
    Sim, especialmente nos casos em que a mulher tem ciclos irregulares, ou não sabe a data da última menstruação, ou não estava menstruando (mãe amamentando), etc.. PAra mulheres bem reguladas, não há necessidade do primeiro ultrasom.

    - Meu último parto aconteceu a 3 anos. De lá para cá eu poderia ter abortado, parido outro filho com peso inferior a 2.500gr ou superior a 4.000gr, poderia ter começado (ou voltado) a fumar ou usar qualquer outro tipo de drogas ou ainda desenvolvido alguma doença relevante ao pré natal? Ela não deveria ter perguntado isso?

    Sim, sem dúvida. A enfermeira deve fazer uma nova anamnese completa a cada gestação. Não subestimar, nem superestimar nada. Simplesmente tábua rasa, começar novamente.

    - Nesta IG eu deveria tomar ácido fólico ou algum outro medicamento?
    Sim, o ácido fólico deve ser prescrito até 12 semanas da data da última menstruação.

    Lamento o seu pré natal assim tão mal feito. Tenho visto isso em vários locais, várias cidades. Por sorte, mulher e bebês são muito fortes! Mas de vez em quando uma mulher ou um bebê podem sair perdendo por falta de cuidado adequado e é por isso que nossas taxas de morbi mortalidade neonatal e materna são tão altas. Falta qualidade.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Cristina!
    Pois entao, eu sabia que tinha erro nessa conduta por que eu estive grávida outras vezes e eu achei o atendimento muito superficial. Com relação ao primeiro US, ela só poderia concluir a não necessidade se tivesse me perguntado algo, né? Mas ela não perguntou...
    Eu cheguei a pensar em desistir deste pré natal, mas a idéia de poder relatar essas coisas me pareceu muito atraente. Eu espero de verdade que este blog possa ajudar outras mulheres a terem mais cuidado com as recomendações "médicas" que recebem.
    Volte sempre!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Putz. Até desisti de responder depois desse comentário mega completo da Ana Cris! rs

    ResponderExcluir
  4. O atendimento não é ruim só no SUS não. Eu troquei de médico algumas vezes na 1a gestação por causa disso. Eu nem sabia direito como escolher um parteiro, nem tinha esse foco forte ainda, mas eu já buscava um pré-natal mais acolhedor. E como lia muito, sabia o que era recomendado fazer nas consultas.. tá certo que era baseado no senso comum (muitos exames) e não nas evidências.. Aí que vem o outro lado.. excesso de tecnologia..

    A minha 1a consulta foi antes da gestação. A médica era super fria e estava ali por obrigação.
    Perguntou: Você toma pílula?
    Respondi: Não!
    Ela brava, perguntou: Então vc quer engravidar né? (num tom que só faltou chamar de irresponsável idiota)
    Respondi: É isso mesmo!
    Cheguei a perguntar alguma coisa de parto, ela disse que com ela sem cobrar, fora do plantão, só pagando..
    Não receitou ácido fólico.

    Qdo fiquei grávida (exame de farmácia), procurei outro médico que pediu taaaaanto exame que concluímos que ele deveria ser sócio do laboratório. Receitou ácido fólico pq eu perguntei. Pediu US. Ficou falando mais da vida profissional e pessoal dele do que quis saber de mim.

    ResponderExcluir
  5. Polly, que conduta horrível dessa médica! Quer dizer que soimos obrigadas a tomar hormônios?? Eu não tomo hormônio há 8 anos! E estou bem assim, não fiquei grávida a cada ciclo! rs
    Eu não duvido que esse médico tenha sociedade em algum laboratório...

    ResponderExcluir
  6. A. complementa aí! Nem que seja pra ilustrar alguma coisa que aconteceu com você!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir