12 de jul. de 2011

Consulta "fora de hora" no posto.

A dor na altura do ovário permanece.
Eu fiquei cismada, achando que o embrião pudesse estar se desenvolvendo fora do útero (no ovário ou na trompa), como já aconteceu com uma amiga muito próxima e que é algo possível de acontecer, conhecido como gestação ectópica. E por isso eu fui ao posto ver se a EO J. podia me atender e passar um pedido de ultrassom.
Ela riu quando eu disse a minha queixa. Não de uma forma debochada, mas também nenhum pouco acolhedora. Perguntou: de onde você tirou isso?
Ela disse que não era tão simples conseguir um encaminhamento de US, que mesmo que ela conseguisse, não seria pra já. Mas que ela ia ver o que conseguia fazer, que era pra eu passar lá no dia seguinte pra pegar o encaminhamento. Também me disse que não ia adiantar ir até a maternidade de referência, por que eles só atenderiam se eu estivesse com sangramento.
Então eu disse pra ela que sairia dali e procuraria uma clínica particular e que se eu não fosse buscar o encaminhamento, era por que tinha conseguido fazer o exame por conta própria.

Saí de lá e fui atrás de um lugar que pudesse me encaixar e fazer o exame sem o encaminhamento de um médico. Cinco clínicas depois, eu consegui. US transvaginal apontando gestação tópica, de feto único, com 6/7 semanas. Tudo bem com a gente.
O ultrassonografista fez o seguinte comentário durante o exame: situação complicada essa a minha, né? Seu marido é ciumento?


5 comentários:

  1. O comentário infeliz do médico do US, heim?! Gostei da ideia do blog ! Vou acompanhar os absurdos do pré natal que temos na maioria dos locais. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  2. Por isso a gente vê ecto chegar ao hospital aqui quando a mulher já está de 12 semanas, com uma dor absurda e vai fazer a cirurgia de emergência. Com um US diante da queixa, não de rotina, já poderia amenizar a dor física e emocional!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Leticia!
    Vou tenatar atualizar conforme as coisas acontecerem!
    Comente sempre!

    ResponderExcluir
  4. Rebeca, imagine que uma semana depois eu soube que a filha de um senhor que trabalha com meu marido MORREU por causa de uma gestação ectópica. Ela nem sabia que estava grávida, não deu tempo de salvar a vida dela, por que nem sabiam a causa da hemorragia que ela teve.
    Muito triste.

    ResponderExcluir
  5. Puxa vida, não tô falando? Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. No SUS esse descaso. No particular total falta de respeito! Afff

    ResponderExcluir