28 de nov. de 2011

3ª consulta com o GO.

Desta vez eu decidi que ia  chegar mais tarde, pra esperar menos e cansar menos. Saí de casa depois das 7h, cheguei lá, pedi desculpas pelo atraso, disse que tinha consulta marcada com o Dr.T. e a atendendte deu ok e pediu pra eu esperar. Chamaram uma pessoa na minha frente e depois eu fui com as técnicas medir pressão (10 x 7) e pesar (engordei 4 quilos desde o começo). Entreguei a US morfológica que ela vai entregar pro GO antes da consulta.

Sala de reunião.
Tinha umas 10 gestantes e uma farmacêutica que foi lá falar dos medicamentos que podemos usar durante a gestação, dos prós e contras em cada idade gestacional, dos compatíveis com amamentação e sobre auto medicação. Ela foi suscinta e logo nos liberou.

Fomos todas pro corredor da sala do GO.
De repente vejo o dentista passar e ele fica entrando e saindo da sala da psicóloga. Daí me dá um estalo e eu vou conversar com ele. Explico toda a peregrinação das semanas anteriores e ele fica meio chocado. Diz pra eu passar no GO e depois bater na porta dele que ele vai me ver imediatamente.

O GO chama umas 4 na minha frente, na minha vez eu entro toda feliz (é uma proposta minha, pra parecer mais agradável) e como sempre ele nem responde meu bom dia. Só diz:
- Pode deitar ali!
Eu "obedeço" e ele vem medir altura uterina (28cm, 27 semanas) e tentar auscultar o batimento cardíaco da bebê. E procura, procura muito, mas com tanto afinco que me machuca. Ele aperta demais o sonar na minha barriga e eu fico pensando até onde ele vai. Reclamo. Ele pergunta:
- Da última vez você lembra se o seu bebê estava senatado?
- Estava. (ele não estava com a US??)
E ele volta a procurar mais pra cima, mas ela se esconde. De repente surge um batimento beeem longe e ele se dá por satisfeito. Ele limpa minha barriga e diz pra eu descer.
Sento e ele pergunta:
- Ainda tem sulfato ferroso?
- Não, o meu acabou.
Ele receita sulfato ferroso.
E continua:
- Olha esse seu bebê tá muito grande, viu? Acho que você tem diabetes gestacional. Você vai fazer esse exame aqui... E marca consulta pra dezembro por que em janeiro eu tô de férias.

Eu pego as guias e saio sem falar nada por que na verdade eu tive vontade de rir.
Como assim ele acha que eu tenho diabetes gestacional? Baseado em quê, meu Deus? Eu não tenho histórico de diabetes, eu não engordei nem o esperado pra idade gestacional, a altura uterina é normal pra IG e eu não fiz nenhum exame de sangue que determinasse que a minha glicemia estivesse alta.

Olha, eu comecei o blog com o propósito de não emitir opinião e nem deixar transparecer a minha indignação, mas tá difícil!

Fui marcar a consulta pra dezembro e falei (de propósito) que eu não estaria na cidade na data proposta (26/12) e a atendente confirmou:
- Mas ele vai entrar de férias.
- E ninguém vai substituir?
- Não...
- Hum...
- Ok, marca pro dia 26 e eu aviso se eu não puder vir, ok?

Farmácia:
Fila cheia e ninguém pra atender. O povo começa a reclamar. Uma das atendentes diz:
- Ela deve ter ido pro café. São 15 minutos, se passar disso, pode reclamar.
O senhor que era o terceiro da fila e estava na minha frente diz que já faz mais de 20 minutos que ele está esperando. Eu o incentivo a ir reclamar de novo. A atendente diz que ele pode reclamar "lá dentro". Ele vai e dá de cara com o "gerente" do posto, este então vai até lá dentro e uns 3 minutos depois a atendente da farmácia chega. Limpando a boca, passando a língua nos dentes.

As pessoas que esperavam atendimento, coisa de 9 pessoas, 5 pra trás de mim, estavam sentadas, em ordem. E eis que vem toda serelepe uma mulher com uma receita na mão e vai se enfiando. Eu digo:
- Senhora, todas estas pessoas estão na fila.
- Mas eu só preciso de uma informação sobre a receita.
- É, mas nós ficamos na fila mais de meia hora esperando a atendente que estava no café. A senhora devia entrar lá atrás.
Ela foi e quando chegou a minha vez ela estava de novo em pé na janelinha da farmácia. A atendente estava no telefone e ela jogou a receita lá dentro e ficou esperando do lado.
Eu disse:
- Muito feio o que você está fazendo, viu?
Ela ficou quieta.
- Na minha frente você não vai passar.
Catei a receita, dobrei e devolvi pra ela. Dois segundos e um dos atendentes da recepção vem com a receita da dita cuja na mão e diz que o gerente do posto mandou ela olhar se tinha o medicamento. A atendente da farmácia disse que não ia passar na frente.
- Pergunta pra ela se pode.
E eu disse-
Não pode, ela fica na fila.
Ele devolveu o papel pra outra lá e ela ainda saiu bufando do posto. Gente sem noção, não sabe se colocar no lugar do outro. A gente fica meia hora na fila e ela passa toda bela e formosa?

Não peguei o sulfato, por que não vou tomar mesmo.
Marquei os exames que ele pediu. Tenho até dia 15 pra azer todos. Urina e sangue pra glicemia, que vai dar alta, como ele mesmo previu na bola de cristal mágica dele.

Ah! A mulher que saiu do GO depois de mim, saiu aos prantos por que ele disse (sem ouvir batimento cardíaco, sem nenhum tipo de exame físico e sabe-se lá baseado em quê) que o bebê dela tinha uma má formação. O cara tava arretado hoje!

7 comentários:

  1. Putz, conheci hoje o blog e quero acompanhar, mas confesso que dá raiva só de ler. Tomara que melhore. Boa sorte e um lindo parto prá vc!

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Vou acompanhar o seu blog.....

    ResponderExcluir
  3. Alguém "do poder" devia ler isso! Nem parece que nos arrancam tantos impostos. Se antes era o quinto, hoje é quase a metade do nosso salário anual para não ter uma assistência minimamente decente! Custa estar bem informado antes de falar? Custa atender bem? Qdo acabar a estabilidade do funcionalismo público essa palhaçada acaba! Força, dona, segura a onda senão sua pressão sobe de raiva, e o GO nem vai medir, vai diagnosticar logo HELLP síndrome (nem vai ser Dheg ou pre-eclampsia, rs) só de olhar de rabo de olho. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Achei bacana sua inciativa do blog. Mas tomo a liberdade de alertar que nenhum medicamento é prescrito caso ele não tenha indicação - sulfato ferroso.
    No caso da suspeita de diabetes gestacional, não necessariamente, precisa ter histórico familiar ou doençca prévia para ter o diagnótico de diabetes gestacional. Quando o feto, está tendendo a aumento de peso/tamanho, a primeira coisa que deve-se pensar é diabetes gestacional sim... Acho que vocè não está confiando em seu obstétra. Caso não exista confiançao recpocra, procure um outro que lhe dê, você deve confiar e seguir suas orientações... boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo.
    Sulfato ferroso às 28 semanas de gestação sem nenhum exame clínico ou laboratorial que justifique?
    Diabétes gestacional sem nenhum exame clínico, laboratorial ou US que justifique?
    Baseado em quê eu deveria confiar num GO desse?

    Se existe uma indicação obscura, nâo tão evidente que nem mesmo alguém que tem conhecimento e fontes pra se basear consegue compreender, não deveria ser papel do GO dizer: -Estou pedindo este medcamento ou este exame por que eu vi isso, assim ou assado? Não sou eu a maior interessada?
    Eu não faço o que médico manda, por que eu assumo a responsabilidade dos meus atos. Se ele quer agir como se eu fosse um brinquedinho, sinto muito mas comigo não vai dar...

    Da mesma forma que você me deu um alerta, eu te dou um: - Cuidado com essa assistência paternalista, por que quando der uma m****, ninguém vai se responsabilizar... nem você mesmo (a).
    Tks!

    ResponderExcluir
  6. Só esclarecendo quanto ao sulfato ferroso: se não há anemia por carência de ferro, que é suspeitada por exame cl'nico, mas comprovada por exame laboratorial, ele não tem indicação para tratamento. Mas existe uma recomendação do ministério da saúde para administração de sulfato ferroso de forma preventiva para todas as gestantes. É claro que você não é obrigada a tomar e essa alternativa deveria lhe ser oferecida e não prescrita.

    ResponderExcluir