22 de fev. de 2012

Não acredite em tudo que ouve...

Esta semana saiu uma matéria no jornal aqui, alertando para o número de cesáreas no município. E o secretário de saúde disse que existem campanhas, que no pré natal as mulheres são informadas e incentivadas a ter o bebê pelo parto normal, que existe um incentivo aos grupos de gestante.

O GO do meu pré natal nunca falou sobre nenhum tipo de parto (supondo que cesárea fosse parto). A técnica do grupo de gestante que acontece antes das consultas,  nunca falou sobre parto normal. As mulheres nunca perguntaram. Não tem um cartaz, um folheto, nada.

E eu tenho conhecimento  que os cursinhos de gestante oferecidos pelos hospitais locais falam sobre anestesia pra cesárea, falam sobre cirurgia e pós cirúrgico, sobre mulheres malucas que párem em banheiras ou em casa... Eu tenho conhecimento inclusive de que um desses cursos vetou a participação do único GO que falava alguma coisa positiva sobre o parto normal, ainda que não fosse a fala ideal.

Acho que o município não apoiaria um curso de gestante que mantém este discurso, né?

Sem contar outras coisas que eu sei por que vivo isso, mas que hoje ainda não posso mencionar aqui.

6 comentários:

  1. Oi. Estou acompanhando seu blog. Achei muito boa a ideia de relatar seu pré-natal no SUS. Está perto do nascimento agora, né? Espero que você traga boas notícias. Boa Hora pra você e obrigada por compartilhar sua história!

    ResponderExcluir
  2. Não vai rolar relato do parto?

    ResponderExcluir
  3. francamente esse blog foi o único lugar que encontrei pra desabafar minha indignação pela falta de atendimento as gestantes no meu estado..
    Pois aqui só alto risco consegue um atendimento um pouco satisfatório..
    Estou no sétimo mês de gestação e só fui atendida duas vezes no posto de onde moro.. faz tempo que venho marcando e sempre que chega o dia chego la as 7h e fico ate quase meio dia quando me informam que não serei atendida novamente..

    Acabo de vim de mais uma tentativa de consulta, a que me deixa sem escolha , agora só vou quando sentir as contrações e quem sabe serei atendida em um Hospital !

    ResponderExcluir
  4. acho este o blog mais importante hoje em dia.
    ele reúne em uma só pagina uma comunicaçao honesta, importante e corajosa.
    obrigada pela inciativa ;)
    claro que a falta de atualizaçoes do blog me deixa ansiosa, esperando por novidade... mas antes disso tudo ainda fico pensando:
    está tudo bem com vc?
    além de ser leitora e admiradora, também estou na torcida por tudo de bom pra vc e seu bebe!

    ResponderExcluir
  5. ola li todo o seu blog hoje e achei interessante demais.
    pASsei por situações parecidas com a sua, hoje mesmo na minha 3° consulta de pre natal. se voce puder me mandar um e-mail e me relatar mais coisas a respeito de sua "saga" opra trocarmos ideias e ate mesmo saber seu nom.
    ana-paular8@hotmail.com fico no aguardo abraços;...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    Tenho uma dúvida e não sei a que órgão recorrer.
    Fiz cesariana no particular depois de quase 24h de perda de líquido, muitas contrações e sem dilatação, no hospital público.
    Ao preencher a folha do nascido vivo pediram cartão SUS, em qual site posso pesquisar se o SUS pagou minha cesariana também?

    ResponderExcluir