16 de ago. de 2011

1ª Consulta com o Obstetra.

Consulta marcada para as 7h.
Chego lá, as portas ainda fechadas, nenhum aviso sobre fila ou ordem de chegada. Alguém questiona e uma usuária diz que para consultas marcadas não é preciso fazer fila, por que eles chamam.
As portas se abrem, entramos, sentamos. 7:20h comeca a chamada, só pra checar quem veio. Mais uns minutos e uma técnica comeca a chamar. Coisa de 5 minutos entre cada chamada, na minha vez entro na sala, entrego meu cartão da gestante para a técnica M. e minha US feita na clínica particular, ela pergunta se tem mais algum exame e eu digo que fiz sangue e urina, mas que não tenho resultados em mãos. Ela checa no computador e diz que estão ali, que o GO vai avaliar na consulta.
A outra técnica me pesa, mede pressão arterial e diz:
- Pode ir pra sala de reunião.
- Onde fica?
- E só dar a volta e entrar pela porta de trás.

Chego lá e as outras gravidas estão esperando no corredor. Esperamos por mais uns 20 minutos talvez, acho que ja era uma 8h quando a técnica M. chegou e nos chamou pra uma sala com uma mesa grande, cadeiras, TV. Ela se apresentou, pediu desculpas por não ter preparado nenhum material, por que as consultas foram remarcadas e ninguém tinha avisado ela.
Começou a conversa perguntando quem estava ali pela primeira vez, eramos cerca de 9 gestantes, sendo que 3 já se conheciam. Tinha um marido também.
Ela conversa brevemente com as 3 mais antigas pra saber se estão bem, como passaram o último mês e pergunta para todos se temos dúvidas relacionadas a gravidez.
Uma mulher pergunta sobre pressão alta, pois ela teve na primeira gestação e segue-se uma conversa sobre o que é, como se previne, os riscos associados na gravidez, as consequências para o parto e principalemente sobre alimentação.
Outras questões abordando alimentação surgem e seguimos num papo aberto e bem participativo sobre o que e bom comer e o que devemos evitar, mesmo não estando grávidas.
Próxima pergunta: é normal menstruar na gestação?
A técnica M. diz que não é normal por que seria fisiologicamente impossível e explica o processo de menstruação, falando sobre a descamação das paredes do útero. Usa termos técnicos e não mostra exemplos visuais. Eu pergunto se o sangramento não poderia ser devido a nidação, já que pode acontecer um sangramento tipo final de menstruação perto de 4 semanas de gestação, o que poderia confundir a mulher com periodo menstrual e ela encerra o assunto dizendo:
- Nunca vi isso. Comigo nunca aconteceu. Você tem que fazer uma US pra determninar a idade gestacional e ver se existe algum motivo para o sangramento. Quem vai definir isso é o médico.
Outra gestante perguntou se o fato de ter retirado um ovário e uma parte de uma das trompas devido a uma gestacao ectópica poderia dificultar o parto e ela respondeu:
- Não tem nada a ver isso aí.
Falamos mais amenidades e ela nos dispensou.

Saí dali seguindo o fluxo, sem saber se já tinha acabado. A maioria das grávidas entrou num outro corredor de consultórios e eu fui atrás. Dali a pouco saiu uma de uma das salas e entrou outra e então eu percebi que ainda íamos passar pelo GO. Eram quase 9h da manhã. Algumas mulheres foram embora sem ir para esse corredor.

Minha vez.
Entro e sento. Ele não levanta a cabeça pra me olhar e diz:
- Eu não vou te examinar por que você está muito no comecinho não tem nada pra ver. Eu vi todos os seus exames aqui e tá tudo certo, viu? Você está com 11 semanas, a US deu aqui que seu parto é pro dia 29/02 e eu vou te passar ferro e ácido folico.
- Será que não é melhor arrumar a DPP no cartão da gestante então? Por que está escrito DPP 20/2...
- Não precisa por que agora eu vou me guiar pelas minhas anotações aqui em baixo, viu? e aponta a anotacao pra mim... - Você fez essa US em clínica particular...
 Expliquei o motivo e disse que a dor ainda  me incomodava e que eu vinha sentido dor no estomago também. A resposta dele foi:
- É normal sentir dor na gestacao, viu? Gravidez é assim mesmo... Tá tudo certinho com você. Você passa ali na farmácia e pega os medicamentos. Marca consulta pra daqui um mês, viu?
Ok... levanto e vou na farmácia. Pego os medicamentos, mesmo sabendo que não vou tomar o ferro. Fiquei pensando que se eu recusasse o medicamento poderia causar algum problema pra mim mesma no futuro. Não marquei a consulta, pretendo retornar com intervalo maior que 1 mês.

Perguntei pra recepcionista se eu poderia ter acesso aos meus exames e ela perguntou:
- Pra quê?
- Por que eu acho que e importante que eu fique com estes resultados. Eu posso ter algum problema e não passar pelo posto ou trocar de posto ou de médico ou de cidade e eu acho que eu tenho que ter isso, né? (assim, tudo dito com leveza e sorriso no rosto).
- Ah é, o exame é seu, você tem direito de ter ele com você.
Então ela fez a impressão dos resultados de sangue e urina e eu pude ver que meu hemograma está perfeito.

Outra coisa. No dia em que eu fui no posto pedir a US pra EO J., ela estava colhendo preventivo e eu aproveitei e fiz também. Recebi este resultado junto com os outros, mas o GO não fez nenhum comentário sobre este exame, mesmo ele apontando uma pequena alteração.

Meus questionamentos:
- De novo: por que eles acham que todas as pessoas compreendem o funcionamento da USB e não possuem regras e orientaçõees bem claras sobre isso?
- Existe benefício em falar com a população utilizando termos técnicos e sem demonstração audio visual?
- Quando você se coloca diante de um grupo como profissional, é adequado exemplificar toda sentença usando a si mesmo como exemplo?
- Está certo uma técnica que conduz um grupo de gestantes não saber o que e nidacao?
- Por que o GO nem olhou pra mim?
- Por que o GO prescreveu ácido fólico se segundo as contas dele eu estou com 11 semanas e AF se toma 3 meses antes de engravidar ate 12 semanas de gestação?
- Por que o GO receitou sulfato ferroso se eu não estou com nenhuma alteração no sangue?
- Como a DPP deu a mesma da US, se pela US eu estava com 12 semanas e ele calculou 11? Se fosse 11 semanas a DPP não devia ser uma semana a mais do que a da US?
- Não é relevante corrigir dados no cartão da gestante, levando em consideração que amanhã eu posso ser assistida por outro profissional?
- Por que ninguém mencionou o resultado do preventivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário