15 de jul. de 2011

1º Exame Laboratorial - coleta de sangue no posto.

Decidi que vou comentar questões da administração do posto de saúde também. Por que eu estou usando o serviço público pela primeira vez e tudo é novidade.

O papel de solicitação do exame dizia: jejum de 12 horas, coleta às 7h.
Eu moro a 3 quadras do posto, então saí de casa uns 10 minutos antes. Quando eu cheguei lá, fui na recepção, entrei na fila imensa pra ouvir da recepcionista que os exames eram feitos em outra porta.
Fui até lá e dei de cara com umas vinte pessoas esperando. Fiquei em pé, do lado de fora, no frio, aguardando que a porta abrisse pra que eu pudesse perguntar se era ali mesmo, já que não tinha nenhuma placa, nenhum aviso. A porta abria e fechava tão rápido, que eu perdi a chance de perguntar umas 3 vezes.
Então eu decidi perguntar para as pessoas se era ali mesmo e o que eu devia fazer. Disseram que era ali e que eu tinha que dar meu papel de solicitação do exame pra técnica, que ela colocaria no monte e chamaria meu nome. Fiquei em pé ao lado da porta que abre e fecha, e quando estendi meu papel pra ela, ouvi:
- Ih, mas agora já está tarde! Por que você não chegou às 7 horas?
Então eu expliquei que tinha passado do outro lado primeiro e que chegando ali, fiquei sem saber o que fazer com o papel por que não tinha nenhuma orientação. Ela disse que só pegava os exames até no máximo 7:20h, que essas eram as regras do Sr. W. (aparentemente uma espécie de gerente do posto), por que se eles pegassem exames depois dessse horário não dava tempo de fazer todas as coletas e aprontar tudo até a hora em que o carro da secretaria de saúde passava recolhendo este material.
Eu disse que não sabia das regras, que as regras deviam ser claras para todos, deviam estar expostas em algum lugar, por que se não for assim, fica difícil seguir.
No fim, ela aceitou meu papel (até por que eram 7:25h no máximo) e disse pra eu ficar atenta então, por que da próxima vez não iam aceitar. Essa técnica já me conhecia por causa de outras atividades minhas e também por ser praticamente minha vizinha.

Fui a última a ser atendida. A técnica /vizinha perguntou por que eu estava colhendo sangue e ficou surpresa quando eu disse que era por causa da gestação. Deu parabéns, e comentou com a outra técnica que dividia a sala com ela:
- Essa moça teve o neném dela em casa, olha que doida! Dessa vez vai ser em casa também?
Consenti.
- E vai ser sem assistência de novo?
Expliquei que o parto não tinha sido sem assistência, que eu tive o acompanhamento de duas enfermeiras obstetricas e uma doula. E ela disse que "todo mundo" achava que eu tinha feito tudo sozinha.

Coleta feita, agradeci e fui embora.

Meus questionamentos:
- Por que as regras não são ditas e não ficam expostas, pregadas na parede?
- Por que eu só tenho 25 minutos de tolerância na entrega de um papel para fazer um exame se ele é necessário e eu sou obrigada a fazer?
- Por que o exame não é feito na secretaria de saúde, assim a questão do tempo estaria limada?
- Por que eu posso esperar uma hora para ser atendida e o mesmo não vale pra quem vai me atender?

3 comentários:

  1. Que lástima! Numa dessas a pessoa vai embora, não faz os exames necessários e fica com o acompanhamento mais comprometido ainda..

    Por que as regras não são ditas? Porque ngn se importa. Uma meia dúzia só reclama e essa reclamação não chega aos ouvidos de quem realmente pode tomar uma providência.. Isso acontece em tooooodo lugar!

    Essa da espera é de lascar. Se vc só foi atendida às 9:30 por que não poderia chegar às 9:25? Bastava a regra ser: coleta até às xh, qdo o tal carro passa.

    Eu penso que a coleta deve ser no posto mesmo. Perto da casa das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Polly, foi o que eu pensei: se é impressindível, como no caso das gestantes, por que não ter mais maleabilidade? É por coisas deste tipo que as nossas taxas de mortalidade materna são altas, por que ninguém explica a importância de um exame e depois trata a mulher assim. Se ele some, eu não a culpo, não mesmo... a

    ResponderExcluir